O Curso de Avaliação da Educação e da Aprendizagem tem como objetivo auxiliar o profissional docente a construir uma base teórica sólida que lhe instrumentalize a refletir e efetivar práticas avaliativas mais formativas e democráticas. Contempla, dessa forma, a transformação da realidade educacional brasileira no sentido de que auxilia na construção de uma escola verdadeiramente plural e diversa. Composto por livro e videoaulas, o material é indicado a todos os estudantes que buscam atualização de conhecimentos e qualificação profissional, além de reflexões que auxiliem no processo avaliativo do ensino e da aprendizagem.
Conteúdo do Curso:
- AVALIAÇÃO E ÉTICA
Parte 1: do significado etimológico da avaliação ao conceito de valor
Parte 2: a dimensão ética e política da avaliação
Parte 3: o compromisso com a educação e com a aprendizagem - TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM
- Parte 1: a construção social e histórica da necessidade de avaliação
- Parte 2: períodos históricos da avaliação educacional e da aprendizagem
- Parte 3: modelos e paradigmas educacionais brasileiros e avaliação
- AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO
- Parte 1: a LDB 9394/96 e um novo modelo de avaliação
- Parte 2: conhecendo o índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB
- Parte 3: o plano nacional de educação e o compromisso com a qualidade educacional
- AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
- Parte 1: referências para a avaliação da educação infantil
- Parte 2: compreendendo o sistema nacional de avaliação da educação básica – SAEB
- Parte 3: conhecendo o sistema nacional de avaliação da educação superior – SINAES
- AVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
Parte 1: avaliação como elemento do processo institucional
Parte 2: avaliação e o projeto pedagógico
Parte 3: avaliação docente - A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE A AVALIAÇÃO, O CURRÍCULO E A ESCOLA
Parte 1: a avaliação do currículo escolar.
Parte 2: planejamento, acompanhamento e avaliação.
Parte 3: avaliação e a construção do conhecimento. - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Parte 1: modelos e funções da avaliação da aprendizagem
Parte 2: critérios e instrumentos de avaliação
Parte 3: registro e formas de comunicação dos resultados da avaliação da aprendizagem - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E INSTRUMENTOS
Parte 1: observação e autoavaliação.
Parte 2: pareceres, relatórios, fichas avaliativas e portfólios.
Parte 3: Refletindo Sobre As Notas Escolares E Os Pareceres Avaliativos.
.