O Curso de Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos apresenta os fundamentos do currículo e as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), cuja função é a de organizar os conteúdos e a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, auxiliando o professor a proporcionar condições de aprendizado a todos.
Conteúdo do Curso:
- A função social da escola
- Refletindo o cotidiano escolar
- O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas
- Aprendizagem escolar: a reconstrução da cultura na sala de aula
- Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola
- Os fundamentos do currículo
- Conceito de currículo e considerações gerais
- Contribuições da psicologia ao currículo
- Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento
- Os conteúdos do ensino: o que são?
- A função dos conteúdos do ensino no currículo
- Adversidade e o currículo: da exclusão à inclusão
- A elaboração do projeto pedagógico na escola
- As contribuições dos PCNS na educação inclusiva
- As contribuições dos PCNS na elaboração do projeto político-pedagógico
- A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento
- A interação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem
- Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem
- A função e a formação do professor na escola inclusiva
- Uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva
- Entendendo a adaptação escolar
- Adaptações curriculares: como operacionalizá-las?
- Avaliação: concepções teóricas
- Avaliação diferenciada
- Pais, professores e alunos: parceiros no processo inclusivo
.