O que é o aprender? O que é o ensinar? Qual a relação entre ensino e aprendizagem? São esses os principais questionamentos presentes neste curso. Questionamentos esses a serem problematizados e discutidos em diferentes correntes epistemológicas e paradigmáticas. Apresentando, deste modo, várias visões sobre ensinar e aprender, ou seja, múltiplos olhares/paisagens, escutas/sons.
Conteúdo do Curso:
- Didática: identidade e a contextualização de sua prática
- Didática, identidade e profissionalização docente
- Tendências pedagógicas I
- Tendências pedagógicas II
- Escola-professor: função social
- Planejamento
- Planejamento II
- Plano de aula e pedagogia de projetos
- Currículo: implicações didático-metodológicos
- Estudos culturais, currículo e educação
- Projetos de trabalho na educação infantil
- Projetos de trabalho nas séries iniciais
- Avaliação: perspectivas atuais
- Parâmetros curriculares nacionais e temas transversais: tecendo fios
- Tecnologias da informação e práticas educativas
.