Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
Conteúdo do Curso:
- Por que pensar a diversidade na educação?
- Formação docente e áreas de atuação
- Diversidade curricular: um desafio
- Aula 2 – Parte 1 – educação básica
- Aula 2 – Parte 2 – educação superior
- Aula 2 – Parte 3 – políticas públicas na avaliação da aprendizagem
- Aula 3 – Parte 1 – definição de modalidades de ensino
- Aula 3 – Parte 2 – finalidades e objetivos
- Aula 3 – Parte 3 – características curriculares e diretrizes
- Aula 4 – Parte 1 – a educação técnica de nível médio
- Aula 4 – Parte 2 – educação profissional e tecnológica
- Aula 4 – Parte 3 – abrangência de cursos x mercado de trabalho
- Aula 5 – Parte 1 – o que é a educação em tempo integral
- Aula 5 – Parte 2 – o que pretende a educação em tempo integral
- Aula 5 – Parte 3 – legislação específica e a LDB
- Aula 6 – Parte 1 – o objetivo da educação de jovens e adultos
- Aula 6 – Parte 2 – direito de acesso e gratuidade
- Aula 6 – Parte 3 – ações e programas de incentivo e certificação conforme a lei
- Aula 7 – Parte 1 – definições da lei para a educação especial
- Aula 7 – Parte 2 – adaptações para o atendimento a alunos especiais
- Aula 7 – Parte 3 – desafios para a educação especial ser inclusiva
- Aula 8 – Parte 1 – o que é educação a distância
- Aula 8 – Parte 2 – legislação específica da educação a distância
- Aula 8 – Parte 3 – regulamentação e certificação
- Aula 9- Parte 1 – educação no campo
- Aula 9 – Parte 2 – educação indígena
- Aula 9 – Parte 3 – o que diz a lei sobre a educação indígena?
- Ações e políticas públicas para a universalização de acesso à educação
- A contribuição das ações de incentivo à educação
- O profissional da educação como agente de mudanças
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