O objetivo do ensino de Física e a percepção dos estudantes. Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacional) e o ensino de Física no Brasil. Utilização de Resolução de Problemas no Ensino de Física. Atividades Experimentais no Ensino de Física. História da Ciência como ferramenta no Ensino de Física. A Educação CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente).
Conteúdo do Curso:
- Histórico e trajetória do ensino de física
- A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio
- Obstáculos e avanços no ensino da física
- Apresentação sobre os principais pontos do PCNs.
- Discussão sobre PCNs.
- O PCN´S e o atual ensino de física no ensino médio.
- Abordagem investigativa
- A contextualização dos conteúdos no ensino de física
- Exemplos sobre resolução de problemas
- Atividades experimentais no ensino de física
- Diferentes enfoques e finalidades das atividades experimentais
- Exemplos de experimentos no ensino de física.
- A história da ciência no processo ensino-aprendizado
- Considerações sobre o uso da história da ciência e Whiggismo
- A evolução no entendimento da luz
- Educação CTSA: obstáculos e possibilidades
- Por que utilizar o CTSA no ensino da física
- Exemplos de CTSA no ensino de física
.