Ensino religioso como área de conhecimento; Pressupostos metodológicos para o Ensino Religioso; Metodologia e didática para o Ensino Religioso; Legislação e políticas educacionais para o Ensino Religioso; Filosofia do Ensino Religioso; O que ensinar no Ensino Religioso; Abordagem do Ensino Religioso na Educação escolar; O interesse e a necessidade do Ensino Religioso.
Conteúdo do Curso:
- Ensino religioso nas constituições federais e LDBS
- Ensino religioso nos diferentes sistemas de ensino
- Parâmetro curricular, diretrizes e programas
- O que é uma área do conhecimento?
- Área do conhecimento para as diretrizes da educação básica e para o CNPQ
- Objetos do ensino religioso
- Conceitos de religião e sua história
- Fenômeno religioso
- Fenômeno religioso como objeto para o ensino religioso
- Escola e a religião
- Escola, diversidade cultural e cidadania
- O ensino religioso e a diversidade religiosa
- Pressupostos da aprendizagem
- Pressupostos do ensino – antropologia e sociologia
- Concepções do ensino religioso
- Currículo e sua estrutura
- Identidade e perfil dos eixos
- Eixos do ensino religioso em diferentes regiões
- Projeto pedagógico e o ensino religioso
- Sequências didáticas para o ensino religioso
- Ensino religioso e os temas transversais
- Sistema de ensino e o ensino religioso
- Política de formação de professores
- Estudos regionais e sua política de organização curricular
.