Educação e desenvolvimento econômico são setores extremamente complementares. A sociedade que prioriza uma educação de qualidade, colhe o fruto do desenvolvimento econômico. Por outro lado, uma economia forte também é muito importante para o crescimento da educação e, por isso, é fundamental que os profissionais do ensino estejam por dentro de como uma coisa influencia a outra. O curso a distância de Fundamentos Econômicos da Educação abre um leque de novas possibilidades profissionais, através da abordagem de assuntos como os processos produtivos, teoria do desenvolvimento, Fordismo, Toyotismo e muitos outros temas relevantes. Aproveite essa oportunidade para estudar no conforto de sua casa com professores de primeira e o melhor material didático.
Conteúdo do Curso:
- Fundamentos e métodos de estudo da economia da educação
- As Relações entre a Economia no Escravismo e a Educação
- Economia e educação no feudalismo
- Economia e produção na baixa idade média
- O Capitalismo e a Incorporação da Ciência aos Processos Produtivos
- O Fordismo Keynesiano
- O Fordismo Keynesiano e a Educação
- A Teoria do Desenvolvimento
- A Teoria do Capital Humano
- O Toyotismo e suas Consequências sobre a Formação da Mão-de-Obra
- O Toyotismo: qualificação ou competência
- As Recomendações das Agências Financeiras Multilaterais para a Educação
- A Situação Fiscal do Estado Brasileiro, a Reestruturação Produtiva e a Educação
- A Educação no Brasil nos Anos 90
- O Modelo de Gestão Empresarial na Educação: a escola vista como uma empresa
Curso desenvolvido pelos professores:
Marcos Antônio de Oliveira – Mestre em Educação e Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Especialista em Interdisciplinaridade na Educação Básica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) – Graduado em Matemática pelo Centro Federal de Tecnologia do Paraná (CEFET-PR) – Graduado em Engenharia Agronômica pela UFPR.
Sérgio Aguilar Silva – Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Especialista em História pela UFPR e em Gestão do Sistema Estadual de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Graduado em História pela UFPR. Professor.