Conhecer os princípios teóricos e práticos que orientam as várias linhas de abordagem psicomotora; apreender os processos históricos que fundamentam os marcos teóricos dessas diversas linhas; analisar a inserção da Psicomotricidade e suas diferentes perspectivas no campo educacional e psicopedagógico; conhecer a relação entre: o movimento e a criança; o desenvolvimento motor e as múltiplas inteligências; reconhecer a dança, a expressão dramática e a criatividade como possibilidades a serem desenvolvidas no sujeito psicomotor.
Conteúdo do Curso:
- Psicomotricidade: considerações preliminares
- Psicomotricidade: uma categoria em discussão
- O corpo hábil
- O corpo hábil I
- O corpo consciente
- Corpo significante
- Psicomotricidade
- Categorias de análise
- O corpo consciente I
- Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
- O corpo e o movimento na educação infantil
- As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor
- A dança e a música da educação infantil
- A expressão dramática na educação infantil
- Criatividade e sua importância para a educação
.