Implementação de programas pedagógicos – função social da escola. A escola, locus de produção, transmissão, assimilação do conhecimento científico. Determinação histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. O Projeto Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais.
Conteúdo do Curso:
- A função social da escola
- O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas
- Aprendizagem escolar: a reconstrução da cultura na sala de aula
- Os fundamentos do currículo
- Conceito de currículo e considerações gerais
- A função dos conteúdos do ensino no currículo
- Adversidade e o currículo: da exclusão à inclusão
- As contribuições dos PCNs na educação inclusiva
- A função e a formação do professor na escola inclusiva
- Uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva
- Avaliação diferenciada
- Pais, professores e alunos: parceiros no processo inclusivo.
.