A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. A legislação do ensino em âmbito nacional. Legislação educacional conforme a constituição Federal, Estaduais e as Leis orgânicas Municipais. A identidade e especificidades dos níveis de ensino. Aspectos Legais do Regimento Escolar. PNE.
Conteúdo do Curso:
- A educação na constituição federal de 1988
- A educação no estatuto da criança e do adolescente
- Lei de diretrizes e bases da educação nacional (lei 9.394/96)
- O direito à educação como fundamento maior destas diretrizes.
- O currículo: base nacional comum e parte diversificada.
- A entrada de crianças de 6 (seis) anos no ensino fundamental.
- As múltiplas linguagens.
- Ciências da natureza.
- Conhecimento matemático.
- Cuidar e educar: ações indissociáveis.
- A formação pessoal e social.
- Conhecimento de mundo.
- Concepção e princípios da educação infantil
- Organização de espaços, tempos e materiais.
- Práticas pedagógicas.
- A escola construindo a “boa escola”
- A proposta pedagógica na educação infantil.
- A proposta pedagógica no ensino fundamental e médio.
- Avaliar na educação infantil.
- Avaliar no ensino fundamental.
- Avaliar no ensino médio.
- Concepção, princípios e finalidade.
- A construção coletiva do regimento escolar.
- Conhecendo o regimento escolar de uma escola pública.
- Os desafios da educação básica: metas 1, 2, 3 e 4.
- A qualidade da educação básica e a alfabetização de todos os cidadãos: metas 5, 7 e 9.
- Os tempos na escola e o tempo de escolaridade: metas 6 e 8.
- Os desafios do ensino médio e da educação superior: metas 10, 11 e 12.
- A formação e valorização dos profissionais da educação: metas 13, 14, 15, 16, 17 e 18.
- Os desafios da gestão democrática e o investimento público na educação: metas 19 e 20.
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